PROPOSTA PARA ARTISTAS EM COLABORAÇÃO
Ela diz “uma falha súbita na lógica do universo”, algo que é um erro, nunca um querer. Estar em colaboração artística é não ter subjetividades frágeis, é perverter as regras das relações, uma pedra no caminho da ética e do amor. Uma pedra nas premiações pensadas para enaltecer o delírio da individualidade, na qual toda aliança precisa terminar. Em um certo sentido, ter dois nomes é resistir à mentalidade cisheteronormativa, ao mecanismo de poder estrutural e predatório. A ordem comum pede que você se destaque como uma genialidade isolada, mas na colaboração o contato ensina a não se esconder de si e que se mostrar é participar de um imaginário.
A proposta é trabalhar a intimidade. Estudar colaborações entre artistas e algumas produções em fotografia e cinema. Duas atividades práticas serão desenvolvidas no decorrer dos encontros: a realização de um filme ensaio e uma fotografia ou pequena série em co-autoria. Serão propostas algumas provocações que servirão de início à experimentação do convívio.
As duas pessoas podem já ter trabalhado juntas, podem nunca ter se visto pessoalmente, a única recomendação é afinidade artística. Os portfólios podem ser enviados separadamente ou como duo.
|
EXERCÍCIO PRÁTICO
Realização de um filme ensaio com autoria múltipla.
Projeto de argumento, roteiro, produção e montagem feitas no período de acompanhamento.
O conteúdo teórico será intercalado com os exercícios práticos.
DINÂMICA
A turma será composta por 5 colaborações diferentes.
As colaborações podem ser entre duas ou três artistas.
Os projetos serão partilhados entre todes, a não ser que alguma colaboração peça, temporariamente, um outro espaço mais intimista.
CRONOGRAMA / VALOR
Encontros com 3h de duração.
Uma vez por semana.
Os dias serão combinados entre as artistas.
3 meses de duração.